quinta-feira, 3 de novembro de 2011

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Nós palhocenses, quando ouvimos falar na comunidade do Brejaru, torcemos nossos narizes perfumados de forma preconceituosa.

Sempre nos vem à mente imagens associadas ao tráfico de drogas e a criminalidade que se destacam naquela região. Entretanto, poucas são as vezes que nos dedicamos a pensar nas pessoas que lá vivem, discriminando a todos e colocando-os nas mesmas condições dos marginais daquele bairro.

Aliás, se os chamamos de marginais é porque essas pessoas, muitas vezes contra a sua vontade, foram colocadas a margem da sociedade por nossa própria culpa.

Bem, muitos devem estar se perguntando: minha culpa? Tá maluco?

Mas, por mais que doa, eu continuo a afirmar: sim, NOSSA CULPA!!

Não adianta dizermos que a responsabilidade por esses irmãos se encontrarem em situações adversas, sem saneamento, educação, saúde, é exclusiva do governo. Quantos de nós fomos parcialmente responsáveis na eleição dos nossos representantes? O que fizemos até agora para ajudar os desfavorecidos?

Será que a culpa é deles? Serão eles um bando de desocupados e preguiçosos, aos quais a vida deu tantas oportunidades como as que tivemos, tais quais uma base familiar concreta, três refeições decentes diariamente, educação de alto nível, e não souberam aproveitar?

Seria Deus o culpado? Mas, porque ele os abandonaria, reservando muito para nós e tão pouco, ou quase nada, àqueles coitados? Alguma razão em especial ele deve ter!

Pois bem meus amigos, sei que o assunto é delicado, até chatinho. Mas dentre os meus leitores (pelo menos os que aguentaram ler até aqui essa mensagem) sei que há pessoas de muito caráter e boa vontade, faltando apenas um empurrãozinho para se dedicarem ao próximo (alguns de vocês nem precisam desse empurrão, pois sei que já ajudam aos mais necessitados). Por isso resolvi apresentar uma possibilidade de ajudarmos ao próximo através do nosso time (que não deixa de ser uma associação).

Existe uma entidade, a APB - Associação Pró-Brejaru, a qual tive contato apenas pelo site Portal Social, do ClicRBS, mas que pretendo investigar mais sobre as suas atividades e aqueles que a dirigem. Mas, de qualquer forma já enviei um e-mail ao responsável, buscando informações sobre esta associação e vendo de que forma podemos ajudar.

Ainda não obtive a resposta, mas tenho uma ideia que espero possa ser aceita pelos amigos. Como sabemos o Natal se aproxima, e a data por si só já nos remete à reflexão e ao instinto de ajuda ao próximo. Todos os anos, na empresa que trabalho, as assistentes sociais escolhem uma comunidade carente e realizam uma festinha natalina, onde cada funcionário da empresa adota uma ou mais crianças, sendo o seu "personal noel", comprando brinquedos para os pequenos, que serão distribuídos por voluntários do serviço social na festa.



Dessa forma, pretendo entrar em contato com a APB (claro, se vocês aceitarem), e propor a eles que cadastrem algumas crianças, as quais seriam adotadas por cada um de nós. Em contrapartida, veríamos a possibilidade de o time, com parte das finanças que possui, doar algumas cestas básicas aos pais das crianças "adotadas".

Certamente a APB tem alguma festa de natal também, onde aproveitaríamos a oportunidade para entregar os presentes, fazendo um pouco mais doce a vida amarga daquelas crianças.

Bem, fica aqui a minha ideia. Quem quiser dar a sua contribuição será de grande valia.

Vamos proporcionar um pouco de alegria e dignidade a essas crianças, pois se temos dinheiro para gastar em coisas supérfluas (futebol, poker, bebidas alcoólicas, baladas caríssimas, entre outras) porque não usarmos parte dessa grana em coisas mais agradáveis aos olhos de DEUS?

Abaixo vai uma foto, retirada do site portal social, onde a APB está cadastrada e busca doações para construir a sua sede.


Conto com vocês!!

5 comentários:

  1. Parabéns pela bela iniciativa... pode contar com o meu apoio e ajuda.
    Boa Israel

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa Israel...
    Pode contar com o meu apoio.
    E espero que do time todo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Já valeu a pena investir alguns minutos da minha tarde escrevendo para os amigos.

    Valeu o apoio!!

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Israel. Gosto de estar ao lado de pessoas que tem coração. E assim, com certeza podes contar com o meu apoio.
    Emerson.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza vai ser algo engrandecedor pra todos q participarem!

    maria do carmo

    ResponderExcluir